Novo Material: Apostila Professor de História SME João Pessoa PB 2025

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O concurso público, organizado pela banca do IDECAN, representa uma excelente oportunidade para candidatos de diferentes perfis, uma vez que disponibiliza um total de 403 vagas mais a formação de Cadastro Reserva destinadas ao Ensino Superior. Além disso, as remunerações oferecidas são altamente competitivas, podendo atingir valores atrativos de até R$ 4.567,30. Ademais, por abranger diversas áreas, o certame amplia ainda mais as possibilidades para candidatos com formações variadas.

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Conteúdo Programático

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Conhecimentos Básicos(Conforme solicitado pelo Edital 2025)

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Língua Portuguesa: Leitura, compreensão e interpretação de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais. Significação contextual de palavras e expressões. Equivalência e transformação de estruturas. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Emprego de tempos e modos verbais. Pontuação. Estrutura e formação de palavras. Funções das classes de palavras. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ortografia oficial. Acentuação gráfica.

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Legislação Educacional: Constituição Federal de 1988. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei nº 9.394/1996). Plano Nacional de Educação para o decênio 2014/2024 – ( Lei nº 13.005/2014). Prorrogação do Plano Nacional de Educação (PNE) – Lei 14.934/2024. Documento de implantação da Base Nacional Comum Curricular- Resolução CNE/CP nº2, de 22 de dezembro de 2017. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Lei nº 13.146/2015.O ensino da história e cultura indígena e afro-brasileira no ensino fundamental e médio (Lei 10.639/2003 e Lei 11.645/2008). Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990.

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Conhecimentos Específicos(Conforme solicitado pelo Edital 2025)

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Base Nacional Comum Curricular (BNCC): História. História e ensino de história. A ciência histórica e suas categorias teóricas. O ensino de história e o trabalho com as diversas linguagens (fontes históricas). Produção e usos de materiais didáticos no ensino de história. O ensino de história, inclusão e diversidade cultural, questões étnico-raciais, de gênero e da pessoa com deficiência no Ensino Fundamental. História das relações sociais e da cultura (o local, o nacional e o global). As relações sociais, a natureza e a terra, relações entre sociedade, cultura e natureza, em diferentes contextos históricos. As diversas formas de representação da natureza em diferentes tempos históricos, sujeitos e lugares. Usos da terra para os povos originários do território brasileiro. As relações humanas com os espaços urbano e rural. A construção da cidade; a Revolução Industrial e as modificações na natureza. História e trabalho. As relações de trabalho. O trabalho para os povos originários antes e durante o período de colonização. Exploração do trabalho dos povos indígenas, africanos e afro-brasileiros durante o período colonial. Diáspora africana e escravização de povos durante o período moderno. Os sentidos e as formas atribuídas ao trabalho em diferentes contextos históricos. A exploração do trabalho de mulheres, homens e crianças, a partir do processo de industrialização, no trabalho campesino e nas atividades domésticas. Movimentos migratórios provocados pela necessidade de trabalho. Organização dos trabalhadores do campo e da cidade, ligas, sindicatos, organizações patronais e partidos políticos no Brasil e no Estado da Paraíba durante o século XX. História das representações e das relações de poder (Paraíba / Brasil/ América/ mundo) Povos, lutas, guerras e revoluções nos processos de constituição dos territórios, das nações e dos Estados. Chegada e colonização do território brasileiro pelos portugueses. Conflitos e outras formas de resistência à escravização na América Colonial. Política colonial, Estado monárquico, Estado republicano brasileiro. Constituição da identidade nacional: brasilidade, mitos da democracia racial e dos heróis nacionais. Lutas trabalhistas e dos movimentos sociais rurais e urbanos, étnico-raciais e de gênero; Lutas pela independência política do Brasil e dos outros países da América. As ditaduras na América Latina e os processos de democratização. Violência durante a Ditadura Militar no Brasil e na Paraíba. O processo de anistia no Brasil e na Paraíba. Capitalismo norte-americano e política intervencionista. Integração política e econômica dos países americanos. Lutas sociais, étnicas e religiosas nos reinos africanos da Antiguidade. Reforma e Contrarreforma. O liberalismo: gênese e transformações. As ideias liberais e as revoluções. Imperialismos e conflitos entre nações nos séculos XIX e XX. As experiências socialistas e suas crises no século XX. Cidadania e cultura na História. As formas institucionais de poder e de controle dos cidadãos brasileiros no período colonial, imperial e republicano brasileiro. Escravidão indígena e africana, as formas resistências e a luta por liberdade. As formas de cidadania presentes nas Constituições brasileiras. Desigualdades econômicas e sociais e as lutas populares na atualidade. A cidadania em diferentes contextos históricos. Direitos das mulheres, dos jovens, das crianças, dos idosos, de pessoas LBGBTQIA+ e outros grupos considerados “minorias”. Veículos de difusão cultural: rádio, televisão, livros, jornais, revistas, cinema, computador, propaganda, criação artística. História da Paraíba e da cidade de João Pessoa.

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Apostila Concurso Professor de História SME João Pessoa PB 2025

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