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O concurso público, organizado pela banca do IDECAN, representa uma excelente oportunidade para candidatos de diferentes perfis, uma vez que disponibiliza um total de 403 vagas mais a formação de Cadastro Reserva destinadas ao Ensino Superior. Além disso, as remunerações oferecidas são altamente competitivas, podendo atingir valores atrativos de até R$ 4.567,30. Ademais, por abranger diversas áreas, o certame amplia ainda mais as possibilidades para candidatos com formações variadas.
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Língua Portuguesa: Leitura, compreensão e interpretação de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais. Significação contextual de palavras e expressões. Equivalência e transformação de estruturas. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Emprego de tempos e modos verbais. Pontuação. Estrutura e formação de palavras. Funções das classes de palavras. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ortografia oficial. Acentuação gráfica.
Legislação Educacional: Constituição Federal de 1988. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei nº 9.394/1996). Plano Nacional de Educação para o decênio 2014/2024 – ( Lei nº 13.005/2014). Prorrogação do Plano Nacional de Educação (PNE) – Lei 14.934/2024. Documento de implantação da Base Nacional Comum Curricular- Resolução CNE/CP nº2, de 22 de dezembro de 2017. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Lei nº 13.146/2015.O ensino da história e cultura indígena e afro-brasileira no ensino fundamental e médio (Lei 10.639/2003 e Lei 11.645/2008). Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990.
Conhecimentos Específicos(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Ensino de arte no currículo escolar. Aspectos históricos do ensino de Arte no Brasil. A legislação brasileira referente ao ensino de Arte na educação básica. Componente curricular Arte no Ensino Fundamental. Dimensões do conhecimento. Competências Específicas de Arte para o Ensino Fundamental. Arte no Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais). Unidades Temáticas; Unidade Temática Dança: Objetos de conhecimento e habilidades. História da dança: evolução e aspectos histórico-sociais. História da dança no Brasil. A dança como expressão humana e estética; A dança e suas relações com outras linguagens artísticas; Valores e aspectos educativos e culturais da dança; conhecimento de obras, coreógrafos e bailarinos até o século XXI. Fundamentos da dança. Balé clássico, dança contemporânea, dança educativa moderna e dança criativa; dança popular; dança cênica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Arte. Produção artística em dança. Processos de criação e improvisação em dança. Composição coreográfica e seus processos. Etapas do trabalho, estrutura formal da obra coreográfica, fatores de composição. Prática de montagem. Figurino, cenário e luz. Repertórios da dança brasileira; Fatores do Movimento (tempo, espaço, peso e fluência). Estrela labaniana (corpo, ações, espaço, relacionamento, dinâmica); Matrizes indígenas, africanas e europeias da dança brasileira; Expressões contemporâneas da dança em sua diversidade técnica e estética. Dança e tecnologia. Dança, inclusão, diversidade: relações étnico-raciais, religiosas e de gênero, inclusão de pessoas com deficiência. Matrizes indígenas, africanas e europeias da dança brasileira; Expressões contemporâneas da dança em sua diversidade técnica e estética. Dança, corporeidade e infância.
Apostila Concurso Professor de Dança SME João Pessoa PB 2025
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