Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance. Nossas apostilas são desenvolvidas totalmente de acordo com o edital do concurso e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
Ver seu nome na lista de aprovados da Prefeitura de Mirassol D’Oeste MT 2024 e conquistar a estabilidade financeira e a segurança que você sempre desejou é possível. Com nossas apostilas, você estará um passo à frente da concorrência.
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: 1. Elementos de construção do texto: gêneros textuais (literário e não literário; narrativo, descritivo e argumentativo); 2. Interpretação e organização interna do texto; 3. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; 4. Morfologia: classes gramaticais; processos de formação e flexão das palavras; 5. Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; regência verbal; 6. Ortografia e acentuação gráfica; 7. Emprego do sinal indicativo de crase; 8. Pontuação; 9. Estilística: figuras de linguagem; língua e arte literária.
Conhecimentos Gerais: 1. Aspectos históricos, geográficos, econômicos, políticos e sociais do Brasil; 2. – Atualidades: cultura, política, educação, esporte, saúde, geografia, história, economia e sociedade no âmbito nacional e internacional; 3. Questões contemporâneas: direitos humanos, sustentabilidade, globalização e tecnologia.
Conhecimentos Específicos(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
1. Fundamentos da Educação: BNCC (Base Nacional Comum Curricular); Bases legais da educação nacional: Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), DRCEI/MT (Diretrizes de Referência Curricular da Educação Infantil de Mato Grosso); Estatuto da Criança e do Adolescente; Constituição da República; LDB (Lei nº 9.394/96); Diretrizes Curriculares Nacionais; Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino fundamental de 9 anos; 2. Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas: Função sociocultural da escola; Escola: comunidade escolar e contextos institucional e sociocultural; 3. Processo de Planejamento: Concepção, importância, dimensões e níveis; Projeto político-pedagógico da escola: concepção, princípios e eixos norteadores; Gestão educacional decorrente da concepção do projeto político-pedagógico; Planejamento participativo: concepção, construção, acompanhamento e avaliação; 4. Currículo e Construção do Conhecimento: Processo de ensino-aprendizagem; Relação professor/aluno; Bases psicológicas da aprendizagem; Fases da aprendizagem; 5. Teorias Educacionais: Vygotsky; Jean Piaget; Max Weber; Celso Antunes; Maria Montessori; 6. Identidade e Diferenças na Escola: A escola comum na perspectiva inclusiva; atendimento educacional especializado (AEE); Articulação entre escola comum e educação especial: ações e responsabilidades compartilhadas; Sala de Recursos Multifuncionais.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!