Apostila Professor de Espanhol Santa Fé do Sul SP 2024

Edital Publicado
Prova 27/10/2024
Nível Fundamental / Superior
Banca Instituto Consulpan
Vagas 51 + CR
Inscrição Até 26/09/2024
Inscrições R$80,00 A R$120,00
Salário Até R$3.018,05
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Conteúdo Programático

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Conhecimentos Básicos(Totalmente de Acordo com Edital 2024)

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Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos; denotação e conotação; figuras; coesão e coerência; tipologia e gênero textual; significação das palavras; emprego das classes de palavras; sintaxe da oração e do período; pontuação; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal; estudo da crase; semântica e estilística. 

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Legislação Municipal: Lei Orgânica do Município de Santa Fé do Sul/SP. Lei Complementar Municipal nº 85/2002: Institui o quadro de pessoal e o plano de carreiras do Magistério Público de Santa Fé do Sul/SP.

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Conhecimentos Didáticos Pedagógicos: Fundamentos da educação: conceitos e concepções pedagógicas, seus fins e papel na sociedade ocidental contemporânea. Principais aspectos históricos da educação brasileira. Aspectos legais e políticos da organização da educação brasileira: as Diretrizes Curriculares Nacionais e suas implicações na prática pedagógica; Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); LDB – Lei Federal nº 9394/1996; Parâmetros Curriculares Nacionais. Competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da educação básica. Constituição Federal de 1988 – Cap. III. Educação, trabalho, formação profissional e as transformações da educação básica. Função histórica e social da escola: a escola como campo de relações (espaços de diferenças, contradições e conflitos) para o exercício e a formação da cidadania, difusão e construção do conhecimento. Organização do processo didático: planejamento, estratégias e metodologias, avaliação. Avaliação como processo contínuo, investigativo e inclusivo. A didática como fundamento epistemológico do fazer docente. Currículo e cultura. Conteúdos curriculares e aprendizagem. Projetos de trabalho. Interdisciplinaridade e contextualização. Multiculturalismo. A escola e o Projeto Político-Pedagógico (PPP). O espaço da sala de aula como ambiente interativo. A atuação do professor mediador e a atuação do aluno como sujeito na construção do conhecimento. Planejamento e gestão educacional. Gestão da aprendizagem. Professor: formação e profissão. A pesquisa na prática docente. A educação em sua dimensão teórico filosófica: filosofias tradicionais da educação e teorias educacionais contemporâneas. As concepções de aprendizagem-aluno-ensino-professor nas abordagens teóricas. Principais teorias e práticas na educação. As bases empíricas, metodológicas e epistemológicas das diversas teorias de aprendizagem. Contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a psicologia e a pedagogia. Psicologia do desenvolvimento: aspectos históricos e biopsicossociais. Temas contemporâneos: bullying, o papel da escola, a escolha da profissão, transtornos alimentares na adolescência, família, escolhas sexuais, a valorização das diferenças individuais, de gênero, étnicas e socioculturais.

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Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) no que se refere ao ensino de Língua Espanhola. Referencial Curricular Nacional para Educação Básica (RCNEI). Língua Espanhola: leitura e compreensão em diversos gêneros textuais. Tendências pedagógicas: abordagem da linguagem sob novos enfoques. Linguagem e discurso: concepções teórico-metodológicas do ensino de espanhol. Letramento e gêneros discursivos. Produção textual no processo de ensino-aprendizagem. Aspectos morfossintáticos e discursivos. Pluralidade cultural e variação linguística no contexto latino-americano. Uso e domínio das estratégias de leitura: compreensão geral do texto. Reconhecimento de informações específicas. Inferência e predição. Palavras cognatas e falsos cognatos. Vocabulário: domínio de vocabulário compatível com a interpretação de texto dentro do conteúdo exigido. Aspectos linguísticos e gramaticais: El alfabeto gráfico y oral. Artículos. Pronombres personales y de tratamento. Presente de indicativo: ser, estar y tener. Adjetivos posesivos. Contracciones. Combinaciones. Perífrasis de futuro. Los numerales. El artículo neutro LO. Adverbios y expresiones de tempo. Verbos. Pronombres demonstrativos. Adverbios y pronombres interrogativos. Formación del plural. Lugares (establecimientos comerciales) y medios de transporte. La família. Los colores. Objetos variados. Divergências léxicas (heterosemánticos; heterotónicos; e, heterogenéricos). Apócope. Relação entre língua; cultura; e, sociedade. Tratamento da produção escrita como processo (revisãocorreção e reescrita). Compreensão de textos de autores modernos e contemporâneos. Políticas linguísticas do ensino de espanhol na escola básica. Documentos norteadores do ensino de espanhol na educação básica. Formação do professor no contexto e prática docente: elaboração de material didático e avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Comunicação oral e prática como letramento. Novas abordagens teóricas e metodológicas no ensino de Língua Espanhola. Novas tecnologias de comunicação e informação no ensino de Língua Espanhola. Aspectos avaliativo no ensino de Língua Espanhola. Competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ética profissional.

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