Apostila Professor de Educação Infantil Lima Duarte MG 2024

Descrição

Apostila Professor de Educação Infantil Lima Duarte MG 2024

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  • Informações sobre o concurso da Prefeitura Lima Duarte MG 2024
  • Nível: Fundamental / Médio / Superior
  • Vagas: 98 + CR
  • Inscrições Até: 11/11/2024
  • Salário Até: R$ 2.750,73
  • Taxa de Inscrição: R$ 40,00 A R$ 60,00
  • Data da Prova: 08/12/2024
  • Banca Organizadora: Instituto IMESO
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Garanta sua aprovação 

Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance. Nossas apostilas são desenvolvidas totalmente de acordo com o edital do concurso e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.

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Ver seu nome na lista de aprovados da Prefeitura de Lima Duarte MG 2024 e conquistar a estabilidade financeira e a segurança que você sempre desejou é possível. Com nossas apostilas, você estará um passo à frente da concorrência.

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Conteúdo Programático

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Conhecimentos Básicos(Totalmente de Acordo com Edital 2024)

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Língua Portuguesa: Leitura, compreensão e interpretação de textos e gêneros textuais diversos. Tipologias textuais. Vocabulário: sentidos denotativo e conotativo, sinonímia e antonímia, homonímia, paronímia e polissemia, vocabulário especializado. Variantes linguísticas: linguagem oral e escrita, formal e informal e gíria. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Fonética: encontros vocálicos e consonantais, dígrafos e divisão silábica. Regras de acentuação gráfica. Crase. Pontuação: emprego de todos os sinais de pontuação. Classes de palavras: classificações e flexões do gênero, número e grau. Termos da oração: identificação e classificação. Processos sintáticos de coordenação e subordinação; classificação dos períodos e orações. Concordâncias nominal e verbal. Regências nominal e verbal. Estrutura e formação das palavras. Redação oficial: ata, memorando, ofício, protocolo, edital.

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Conhecimentos Gerais: Lei orgânica do Município e informações disponíveis sobre a cidade no site da Prefeitura. Atualidades do cenário nacional e internacional. Noções de reciclagem e ecologia. Noções básicas sobre o País, o Estado e o Município referente: aspectos culturais, economia, educação, agricultura, pecuária, esporte, comércio e turismo. Noções sobre primeiros socorros; primeiros socorros em caso de queimaduras, intoxicação, picadas de serpentes peçonhentas, picada de aranha, engasgo, fratura, desmaio, convulsão. Informática básica: noções de microcomputadores; sistemas operacionais: Microsoft Windows, Microsoft Office 97- 2003 ou superior. Word, Excel, Power Point e Internet. Sugestões Bibliográficas: Livros e apostilas inerentes à área.

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Legislação: Constituição Federal. Conhecimento da legislação federal, estadual e municipal de ensino, do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e das Diretrizes Curriculares. Lei Federal nº 9394/1996, e atualizações. Legislação de Inclusão de Pessoa com Deficiência. Base Nacional Comum. Plano Nacional de Educação. Planejamento de ensino: componentes básicos, importância, conteúdos: conceituais, procedimentais e atitudinais. Lei Federal nº 11.738/2008 – Piso Educacional, e atualizações. Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Estatuto do Servidor do Magistério do Município. Lei Orgânica do Município. Legislações Municipais.

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Conhecimentos Específicos(Totalmente de Acordo com Edital 2024)

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Conhecimentos Didáticos: processo de ensino-aprendizagem, tendências pedagógicas e planejamento docente para uma escola crítica. Orientações metodológicas dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Relação professor/aluno/conhecimento e avaliação do ensino. Interdisciplinaridade e projetos escolares. Prática educativa na escola inclusiva. Leis: LDB (Lei nº 9.394/96), Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90), Diretrizes Nacionais para a Educação Especial (Resolução CEB/CNE nº 02/2001), Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015). Princípios metodológicos da Educação Infantil, alfabetização e letramento. Currículo e avaliação: Projeto Político Pedagógico, planejamento e avaliação do processo pedagógico. Educação Infantil: educar e cuidar, brincar, cantar, jogar, e metodologias específicas para creche e pré-escola. Ensino da língua portuguesa na educação infantil e anos iniciais, com foco em linguagem, interação e enunciação.

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