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Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de texto. 2. Ortografia. 3. Acentuação gráfica. 4. Pontuação. 5. Divisão silábica. 6. Substantivos e adjetivos (gênero, número e grau). 7. Verbos (tempos e modos). 8. Fonética e Fonologia: Encontros vocálicos e consonantais. 9. Dígrafos. 10. Morfologia: Classes de palavras: artigo, substantivo, adjetivo, pronome, numeral e verbo e suas flexões. advérbio, conjunção, preposição e interjeição. Poética. 11. Versificação. 12. Elementos de comunicação. 13. Sintaxe — Período composto por Coordenação e Subordinação. 14. Figuras de sintaxe. 15. Noções de semântica. 16. Produção textual: coerência e coesão, tipos de composição, elementos da comunicação e funções da linguagem. 17. Concordância verbal e nominal. 18. Regência.
Fundamentos da Educação: 1. Educação, sociedade e cultura. 2. Os Pilares da educação: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e Aprender a ser; Psicologia da Educação: Teorias da aprendizagem. 3. Contribuições de Piaget e Vygotsky à Educação; Currículo: concepções, elaboração, prática, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e transversalidade; Políticas públicas: Políticas Públicas Inclusivas de educação. 4. Educação e cultura afro-brasileira. 5. Protagonismo infanto-juvenil. 6. Diversidade e Sexualidade. Tecnologias na educação. 7. Bullying; Cotidiano escolar: Integração docente e discente. 8. Modalidades de gestão. 9. Conselho de classe, reuniões pedagógicas, formação continuada, planejamento, acompanhamento e avaliação. 10. Projeto político-pedagógico. 11. Lei nº 9.394/96. 12. Lei nº 12.796/2013 (que altera a Lei nº 9.394/96). 13. Plano Nacional de Educação – Lei nº 13.005/2014. 14. Estatuto da Criança e do Adolescente – 15. Lei nº 8.069/1990 (ECA): Artigos 1º a 24 e 53 a 69; Parte Especial: Título I; Título II; Título III; Título V – artigos 131 a 140. 16. Constituição Federal/88 – artigos 206 a 214. 17. Emenda Constitucional nº 53, de 19/12/2006, publicada em 20/12/2006. 18. Lei nº 11.645 de 10/03/2008. 19. Lei Orgânica do Município de Itaboraí. 20. Legislação para inclusão de pessoa com deficiência Lei n.° 13.146 de 06/07/2015 e suas alterações. 21. Base Nacional Comum Curricular.
Estatuto Dos Funcionários Públicos Municipais De Itaboraí: 1. Lei nº 502, de 04 de dezembro de 1979, que dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Município de Itaboraí. 2. Lei n. º 1.392, de 03 de julho de 1996, que dá nova redação à Lei Municipal n. º 502, de 04 de dezembro de 1979.
História de Itaboraí: 1. A cidade; História. 2. Prédios Históricos. 3. Região Metropolitana.
Conhecimentos Específicos(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
1. A Trajetória da Orientação Educacional no Brasil: Origem e Evolução. 2. Legislação educacional e estrutura e funcionamento do ensino. 3. Educação e Filosofia. 4. Educação, Ética e Cidadania. 5. Educação e Política. 6. Políticas Educacionais voltadas para a escola pública. 7. A Educação como fato social. 8. Educação e Sociedade: continuidade e transformação. 9. Os agentes do processo educativo. 10. Educação, trabalho e cidadania. 11. A Orientação Educacional no contexto sócio-político educacional brasileiro. 12. A Educação Básica no Brasil: acesso, permanência, inclusão e fracasso escolar. 13. A Orientação Educacional na pedagogia crítico-social dos conteúdos. 14. O desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança e do adolescente: fases e implicações educacionais da Educação Infantil, Ensino Fundamental (inclusive Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial) e do Ensino Médio; Estatuto da Criança e do Adolescente. 15. A contribuição do Orientador Educacional para a democratização do ensino no exercício de sua função na Escola Pública. 16. Propostas e alternativas para o fazer pedagógico do Orientador Educacional. 17. O trabalho do Orientador Educacional junto à família e a Comunidade: limites e perspectivas. 18. O Orientador Educacional e a organização do trabalho na escola. 19. Orientação Educacional no projeto escolar: o acompanhamento do processo de aprendizagem. 20. O Orientador Educacional e o processo de construção de projetos político-pedagógicos. 21. Lei Federal de Diretrizes e Bases nº. 9.394 de 20/12/96 e suas alterações. 22. Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais.
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